Dica para se exercitar: Pedalar!

29 ago

Foto: We Heart It

Uma das coisas que eu estava querendo fazer há muito tempo era pedalar na praia. Fazia tanto tempo que não andava de bicicleta que chegou um tempo que senti falta.

“É como andar de bicicleta: a gente nunca esquece”. Quem nunca ouviu ou disse essa frase por aí que coloque o pé no pedal primeiro. E depressa! Diga-se de passassem, porque o ciclismo está em alta e pode trazer muitos benefícios para a saúde.

Mas andar de bike pra mim é bom pelo fato de não ter tanto tempo para me dedicar a outro esporte e não me deixa ser tão sedentária assim. Além de que pedalar na Orla de Ponta Verde e Pajuçara é um privilégio.

BENEFÍCIOS E CUIDADOS

O ciclismo é um exercício que elimina o impacto do peso corporal, já que todo peso do praticante é apoiado sob o banco. As vantagens dessa característica estão no fato que ele não agride as articulações, parte do corpo que acaba impedindo muita gente de cair na vida desportiva.

A eliminação do peso corporal também possibilita que pessoas acima do peso pratiquem o esporte sem sentir tanto cansaço. Além do cansaço já natural gerado pela prática de exercícios físicos, a pessoa mais “gordinha” tende a ficar com mais preguiça por ter que carregar o peso do seu corpo. Esse excedente prejudica mais as articulações da pessoa, no caso de exercícios que não eliminem o impacto, o que não é o caso do ciclismo.

A musculatura da perna também ganha muito com as pedaladas. Andar de bicicleta define músculos e dá mais flexibilidade e resistência aos membros inferiores. Para todo o corpo, vale lembrar que quem pratica o ciclismo ganha também em condicionamento cardiovascular.

Para quem não gosta de ficar parado em uma academia, por exemplo, o esporte também é muito indicado, mesmo porque não há nada de rotineiro durante a prática. “Nem tem como definir a higiene mental que se consegue pedalando. Ar fresco na cara, vento no corpo e paisagens bonitas”, brinca Marcelo Araújo.

Quer um motivo maior ainda? O ciclismo é um dos campeões em gastos de calorias. Se você optar por alternar espaços planos com aclives, melhor ainda. É possível gastar, de 600 a 1.000 calorias em uma hora de pedalada, dependendo do metabolismo do praticante. Mas pedalando sem parar, é importante frisar! No ciclismo se pedala até mesmo durante as descidas.

No que diz respeito às desvantagens, é preciso ficar atento à postura. Marcelo Araújo garante que é um mito dizer que a prática do ciclismo prejudica a coluna, que o que acontece é que a pessoa fica tensa, não se alonga e acaba ficando com um certo incômodo conseqüente da tensão. “O ciclismo em si não prejudica a coluna, mas quem tem problemas já deve ficar atento”, ressalta.

Fonte: Acessa.com

O que eu levo para a caminhada de bike

  • Garrafinha com água – Toda atenção é pouca quando o assunto é hidratação. Todos precisam de água, principalmente quem está exposto a atividades intensas como é o caso do ciclismo. O potássio encontrado na água é de extrema importância para os atletas. Líquidos isotônicos também são importantes.
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4 Respostas to “Dica para se exercitar: Pedalar!”

  1. Manú agosto 29, 2010 às 10:48 #

    Claudinha!!
    Pedalar é muito bom e a visão linda da praia deixa tudo ainda mais gostoso! 😉

  2. Wanessa Vila Nova agosto 30, 2010 às 02:22 #

    Qualquer forma de exercício faz bem a saúde mas precisa-se tomar alguns cuidados pq não é só ter a bicicleta e saber andar, né!?!

    Esse post foi ótimo para alertar a todos desses cuidados… vou mandar meu namorado passar aqui e lê pq tá interessadíssimo nesse assunto e pensando em praticar…

    Enquanto a mim, ainda preciso aprender a andar de bicicleta 😦 kkkk… nunca é tarde!!!

    bjos

    Wanessa Vila Nova
    http://nobaudaloira.blogspot.com

  3. Gabriella Souza agosto 31, 2010 às 22:52 #

    Cláudia, adorei o post, principalmente agora que o verão já já chega e precisamos estar em boa forma, né?! hehe 😀 Bjs

  4. Clarice Holanda setembro 4, 2010 às 13:20 #

    Tempinho que não comento por aqui…Acabei de ver uma reportagem no jornal hoje, sobre as bicicletas em Nova York, usadas não apenas para atividadades físicas, mas como meio de transporte. Um charme! Pena que em nossa cidade não podemos usufruir delas com a devida segurança. ótimo post!

    Beijo(tb não passou mais no blog…rsssss)

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